PRESENCIAL E ONLINE

XII Congresso da APLOP

 

PARCEIRO - PORTO DE LUANDA

XI Congresso da APLOP | Vídeofoto

VI CONGRESSO DA APLOP - Marta Mapilele

FORTALEZA, 2009

Encontro de Portos da CPLP encerra com o compromisso de reforçar relações comerciais

Autoridades e empresários do sector portuário da CPLP reunidos em Fortaleza, Brasil, firmaram o "compromisso de desenhar um trabalho efectivo de reforço das relações comerciais na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa".

"O sector portuário pretende elaborar um trabalho conjunto de análise de toda a carteira comercial dos países que compõem a CPLP, para potenciar as trocas de forma concreta", afirmou à Lusa Jorge Luiz de Mello, presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro.

Conforme explicou Luiz de Mello, "a ideia é verificar quais são os fluxos comerciais actuais, bem como os potenciais. Ou seja, aqueles que fazem parte da carteira, mas não da lista de trocas entre os países lusófonos".

"A Associação dos Portos de Portugal já se prontificou a financiar esse trabalho e vamos começar imediatamente", anunciou Mello, ao estimar o prazo de um ano para a conclusão.

"Podemos dizer que essa reunião é o lançamento da pedra fundamental", referiu Luiz
Mello, que representou no encontro o ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito.

O levantamento da carteira comercial dos portos deverá indicar ainda como resolver o problema da falta de linhas marítimas directas entre alguns países da CPLP, como Brasil e Cabo Verde, por exemplo.

"Quando fomentarmos o fluxo de comércio, isso virá automaticamente. A ligação directa depende de economia de escala", observou o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro.

Luiz Mello disse que ficou acertado ainda a continuidade dos debates sob o ponto de vista institucional. "Temos aspectos importantes como a troca de experiências na área ambiental e de dragagem", adiantou.

O II Encontro de Portos da CPLP reuniu entre terça e quinta-feira, em Fortaleza, 150 participantes para debates em torno do tema "Estreitando Relações Comerciais e de Cooperação no espaço da Lusofonia".

Depois de Portugal (2008) e Brasil, a próxima edição do evento deverá ser realizada em Angola.

"Vamos levar essa manifestação dos membros da CPLP Portos ao nosso Governo", informou à Lusa António José Bernardo, administrador para a Superintendência e Ambiente do Porto de Luanda.

VEJA ALGUNS EXCERTOS DE VÍDEOS DO II ENCONTRO

FOLHEIE A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA DO EVENTO

FONTE


 



Data: 2012-11-03

Artigos relacionados:






TOP