PRESENCIAL E ONLINE

XII Congresso da APLOP

 

PARCEIRO - PORTO DE LUANDA

XI Congresso da APLOP | Vídeofoto

VI CONGRESSO DA APLOP - Marta Mapilele

Portos do Brasil

Indicamos, neste espaço, os dossiers com notícias referentes a alguns dos principais portos brasileiros, artigos publicados no portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Recordamos que o portal da APLOP inclui uma secção dedicada especificamente ao BRASIL, que pode consultar aqui.


Porto de Fortaleza (CDC)


Porto de Itajaí


Porto do Recife


Porto do Rio de Janeiro (CDRJ)


Porto do Rio Grande (do Sul)


Porto de Salvador e portos da CODEBA - Brasil


Porto de Santos - CODESP - Brasil



Porto de S. Francisco do Sul

LISTA DOS PORTOS DO BRASIL

Visite o site da Associação Brasileira dos Terminais Portuários

Com uma costa de 8,5 mil quilómetros navegáveis, o Brasil possui um sector portuário que movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações.

O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutoviário e aéreo, de acordo com estudos desenvolvidos pela Coppead (Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).

O sistema portuário brasileiro é composto por 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desse total, 18 são delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Os portos fluviais e lacustres são de competência do Ministério dos Transportes.

Portos Marítimos - Portos SEP

Dos 34 portos públicos marítimos sob gestão da Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República, 16 encontram-se delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada aos governos estaduais e municipais. Os outros 18 marítimos são administrados diretamente pelas Companhias Docas, sociedades de economia mista, que tem como acionista majoritário o Governo Federal e, portanto, estão diretamente vinculadas à SEP.
 
CONTINUE A LER
ESTA NOTÍCIA AQUI


 



Data: 2012-11-14

Artigos relacionados:






TOP